sexta-feira, 2 de julho de 2010

Diocese de Brejo se prepara para a ordenação episcopal do monsenhor José Valdeci Santos Mendes


As dioceses de Coroatá e Brejo, ambas no Maranhão, convidam a população da região para participar da celebração de ordenação episcopal do monsenhor José Valdeci Santos Mendes, nomeado, pelo papa Bento XVI, bispo de Brejo.

A ordenação Episcopal será no dia 21 de agosto, na Praça Nossa Senhora da Graça, em Arari (MA). Além da população, alguns bispos estarão presentes, como o bispo de Coroatá (MA), dom Reinaldo Pünder; o bispo de Viana e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), dom Xavier Gilles e o bispo de Brejo, dom Valter Carrijo.

O novo bispo sucederá a dom Valter, cuja renúncia foi aceita pelo papa em conformidade com o Cânon 401 parágrafo 1º, que determina a renúncia do bispo ao completar 75 anos.

Maranhense de Coroatá, monsenhor José Valdeci, 48, estudou filosofia e teologia no CETEMA, hoje, Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA). Com licenciatura plena em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, o novo bispo tem especialização em bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG).

Ordenado padre pela diocese de Coroatá em 11 de setembro de 1994, monsenhor José Valdeci foi vigário paroquial e, posteriormente, pároco das paróquias de São Mateus (1994 a 2001) e da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Alto Alegre - MA (de 1995 a 2001). É pároco da paróquia Nossa Senhora da Graça desde 2009.

Ele é ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Coroatá, assessor diocesano da pastoral familiar, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Piedade e coordenador diocesano de pastoral.

Um comentário: