sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Pentacampeão em busca do Hexa



Por Gutemberg Feitosa

Após 17 copas do mundo realizadas em 15 países, a seleção brasileira, que é a única que participou de todas as edições do mundial da FIFA, se consolidou como a maior vencedora de todos os tempos. E não é para menos, pois são sete finais com cinco conquistas da seleção canarinho. O talento do futebol brasileiro é o maior responsável por essa trajetória tão vitoriosa. Vejamos agora como se deu esse percurso vitorioso.

1958 – Suécia
A Primeira conquista! Com 16 países participantes, foi a 6ª copa realizada. Os favoritos eram França, Alemanha, Inglaterra e URSS. O Brasil corria por fora após o vice-campeonato de 50 e a fraca participação em 54. A final entre Brasil e Suécia foi eletrizante, nossa seleção venceu de virada por 5 a 2. Era a primeira taça do Brasil que contava com craques como Pelé, Vavá, Didi, Garrincha e Zagallo entre seus selecionados.

1962 – Chile
O Bicampeonato! O embate entre as 16 seleções aconteceu nas terras chilenas e tinha como favoritos URSS, Hungria, Iugoslávia e o dono da casa, Chile. Jogando no grupo 3 o Brasil venceu México e Espanha e empatou com a Tchecoslováquia. Nas fases seguintes, a seleção derrotou Inglaterra, Chile e mais uma vez a Tchecoslováquia, agora na final por 3 a 1. Os destaques do time eram Garrincha e Pelé.

1970 – México
O Super-tricampeonato! Foi a primeira copa televisionada a cores e que contava com ótimos times como Itália e Uruguai. Comandada por Pelé, a seleção canarinho encanta o mundo jogando um futebol técnico, rápido e bonito. O Brasil bate a também bicampeã Itália na final por 4 a 1. Além de Pelé, estavam no time tricampeão Gérson, Clodoaldo, Carlos Alberto torres, Rivelino, Jairzinho e Tostão.

1994 – EUA
O Esperado Tetra! Realizada nos EUA, a copa alcançou altos índices de público e contou com uma super organização. Comanda por Carlos Alberto Parreira a seleção brasileira tinha como destaque a dupla de ataque Romário (escolhido pela FIFA o melhor da copa) e Bebeto. Superando grandes times como Holanda, Suécia e os anfitriões EUA, o Brasil encarou a Itália na final. Foi uma partida tensa e difícil que foi decidida nos pênaltis (inédito em copas). O Brasil sagrou-se campeão e fez uma justa homenagem ao piloto Ayrton Senna falecido a poucos meses.

2002 – Coréia/Japão
O Pentacampeonato é nosso! Foi a primeira copa realizada em dois países e a primeira em continente asiático. Os finalistas, Brasil e Alemanha, chegaram desacreditados, mas realizaram uma bela campanha. Grandes seleções como Argentina e França deram vexame com campanhas pífias. Os destaques do Brasil na copa foram Cafú, Marcus, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Rivaldo e o técnico Felipão. O Brasil venceu a final por 2 a 0 com gols do fenomenal Ronaldo.

2010 – África do Sul
A luta pelo Hexa! Ao som ensurdecedor das Vuvuzelas sul-africanas, o Brasil vai avançando na primeira copa realizada em solo africano. Comandada pelo técnico Dunga, o Brasil de Kaká, Luis Fabiano, Robinho e Júlio Cesar continua na briga pelo título. Enquanto a forte Espanha dá vexame e a Argentina de Maradona segue com exibições convincentes, a torcida brasileira acredita que o selecionado nacional trará pra casa o sonhado sexto título mundial. Vamos aguardar e torcer.
Prepare-se, em 2014, a copa será AQUI!

Um comentário: